CITY TOUR (CIRCUITO MUSEOLÓGICO)
Turismo Cultural em Paranapiacaba.

A vila de Paranapiacaba, no alto da Serra do Mar, foi implantada a partir de 1860 para os trabalhadores da companhia São Paulo Railway, que construiu a linha ferroviário entre as cidades de Santos e Jundiaí. Tem características urbanísticas e arquitetônicas marcantes, com influências inglesas. A parte alta da vila se desenvolveu para comércio e serviços. A parte baixa era residencial, destinada aos funcionários da ferrovia. O conjunto ferroviário do local é patrimônio tombado (protegido), desde 1987, pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN. O tombamento incluiu a vila ferroviária, a parte alta, a ferrovia e seus equipamentos, a paisagem e ambiente da Serra do Mar, com cabeceiras de rios. A vila é núcleo turístico do município de Santo André.

Museu Castelinho

Principal construção arquitetônica da parte baixa, o Castelinho foi restaurado em 2005. Do local o visitante tem uma visão completa da Vila, incluindo o Pátio Ferroviário. Edifício de grande valor arquitetônico, modelo único na Vila, foi construído em 1897 sobre uma elevação natural, em ponto estratégico do qual visualiza-se toda a Vila, representa a escala maior e, isolava engenheiro-residente do restante dos moradores, além de criar a possibilidade da fiscalização propriamente dita. Atualmente abriga peças da ferrovia e a memória social da vila.

Estação Ferroviária

O Sistema Funicular de Paranapiacaba foi construído pela São Paulo Railway Company, primeira linha ferroviária do Estado de São, Paulo, com o objetivo de transpor a Serra do Mar, ligando o litoral ao planalto. As obras da primeira linha foram concluídas em 1867, configurando-se único meio ferroviário de ligação entre o litoral e o planalto. O sistema viabilizou a expansão da produção agrícola no interior e o rápido transporte de passageiros e cargas, fortalecendo o trinômio café-ferrovia-imigração, definidor da formação econômica, social e cultural paulista.

Parque Natural Municipal - Nascentes de Paranapiacaba

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma Unidade de Conservação (UC) Municipal, de proteção integral, com uma área total de 400 hectáres e conserva uma importante remanescente de Mata Atlântica no entorno da histórica vila inglesa de Paranapiacaba, no município de Santo André, Estado de São Paulo. Atualmente o Parque possui 10 anos de história. Criado pelo decreto Municipal nº 14.937 de 05 de Junho de 2003.

Funicular de Paranapiacaba

Primeiro Sistema do Funicular Entrou em operação em 1867, onde 7,5Km de serra fora divididos em 4 patamares com a inclinação de 10 graus, operava com capacidade de carga de 60 toneladas, tracionadas pelas 4 máquinas fixas, 1 a cada patamar, e a composição rodante onde operava o maquinista chama se Serra Breque, que não possuía sistema de tração própria, funcionava com um sistema de contrapeso como nos elevadores, enquanto uma composição subia, a outra descia com peso equivalente puxando a que subia para cima. Foi muito utilizado como contrapeso a água que é abundante da região e era utilizada para abastecer as caldeiras ao longo da serra

Caminho do Sal

Conectando as cidades de São Bernardo, Santo André e Mogi das Cruzes, o Caminho do Sal consiste em uma rota ecoturística que é um prato cheio para os apaixonados por paisagens naturais e possibilidade de aventuras. O trajeto, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, se divide em Caminho do Zanzalá, Caminho dos Carvoeiros e Caminho de Bento Ponteiro. Há várias subidas e descidas ao longo dos mais de 50 quilômetros, mas o lindo cenário compensa.

Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba

Prepare-se para se sentir em uma viagem no tempo. Muito antiga, essa igreja fica ao lado do cemitério local e foi construída por volta de 1880. Trata-se de um prédio simples e que precisa de reforma, mas continua sendo encantador por toda a sua história. Além disso, de lá é possível ter uma bonita vista da cidade.